Deus Criou o Ser Humano Homem e Mulher: O Que Significa Ser Complementarista? (parte 3)
Por John Piper*
Nota
do blog: Esse artigo foi dividido em 3 partes a fim de
proporcionar uma experiência de leitura mais confortável.
Portanto, leia antes a primeira e segunda parte aqui (parte 1) e aqui (parte 2) e retorne para este texto.
Portanto, leia antes a primeira e segunda parte aqui (parte 1) e aqui (parte 2) e retorne para este texto.
O
Casamento e o Lar
Em primeiro lugar, um texto sobre o
casamento e o lar. Efésios 5.22-33:
As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. 24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. [Portanto, citando Gênesis 2.24] 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido.
Quatro
Observações deste Texto
1)
O casamento é uma dramatização do relacionamento de Cristo com Sua igreja.
Versículo 32: “Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”.
2)
Neste drama, o papel do marido vem de Cristo e o da esposa vem da vontade de
Deus para com a igreja. Verso 25:
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se
entregou por ela.” Verso 22: “As
mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor. 23 porque o marido é o cabeça da
mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja.”
3)
Portanto, a principal responsabilidade pela iniciativa e liderança no Lar deve
vir do marido que está fazendo sua parte no papel de Cristo, O Cabeça. E está
claro que isso não é sobre direitos a poder, mas sobre responsabilidade e
sacrifício. Verso 25: “Maridos, amai
vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por
ela.” Sem abusos. Sem prepotência. Sem autoritarismo. Sem arrogância. Aqui está
um homem cujo orgulho foi quebrado pela sua própria necessidade por um
Salvador, e ele está disposto a suportar o fardo da liderança dado a ele pelo
seu Mestre, não importa quão seja pesada a carga. Mulheres tementes a Deus
observam isso e se alegram.
4)
Essa liderança no Lar envolve o sentido de responsabilidade pela provisão do
sustento e a proteção atenciosa. Verso
29: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne (isto é, a sua esposa);
antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja.” A
palavra “alimenta” implica provisão do sustento. E a palavra “cuida” implica a
proteção atenciosa. Isso é o que Cristo fez pela sua noiva. Isso é o que o
homem temente a Deus sente ser sua principal responsabilidade para com sua
esposa e família.
Então um complementarista conclui que
liderança bíblica é o chamado divino do marido para tomar a responsabilidade
primária de liderança baseada na servidão conforme foi a de Cristo, uma
liderança que provê a proteção e a provisão no lar. E submissão bíblica é o
chamado divino da mulher para honrar e confirmar a liderança do seu marido e
apoiá-lo de acordo com os seus dons. “Alguém que o auxilie e lhe corresponda”,
como diz em Gênesis 2.18.
Aplicação
na Igreja
Nós não temos tempo para desenvolver
argumentos de como isto se aplica à igreja. Portanto, eu apenas farei alguns
comentários resumidos, para que então, vocês possam saber como nós,
complementaristas, vemos isso. Em 1
Timóteo 2.12: “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade
sobre o homem.” No contexto, o versículo significa: A responsabilidade principal
pelo governo e ensino na igreja deve ser realizada por homens espirituais.
Essas são as duas funções que distinguem os líderes da igreja dos diáconos:
Governo (1 Timóteo 5.17) e Ensino (1 Timóteo 3.2). Então, a aplicação mais
clara dessa passagem é dizer que os líderes da igreja devem ser homens
espirituais.
Em outras palavras, uma vez que a igreja
é a família de Deus, as realidades de liderança e submissão que vimos no
casamento (Efésios 5.22) têm seus
correspondentes na igreja.
- “Autoridade” (em 1 Timóteo 2.12) refere-se ao chamado divino de homens espirituais e talentosos para assumir a responsabilidade principal de líderes que possuem uma liderança baseada na servidão semelhante à de Cristo e também a responsabilidade pelo ensino na igreja.
- E “submissão” refere-se ao chamado divino do restante da igreja, ambos homens e mulheres, para honrar e apoiar a liderança e o ensino dos líderes, e serem discipulados por eles nas centenas e centenas de ministérios disponíveis para os homens e mulheres no serviço de Cristo.
O último ponto é muito importante. Para
os homens e mulheres que possuem um zelo para ministrar — para salvar almas e
curar vidas destruídas, e resistir ao mal e suprir às necessidades — existem
campos de oportunidade que são simplesmente infinitos. Deus deseja que toda a
igreja participe do ministério, o homem e a mulher. Ninguém deve simplesmente
ficar em casa assistindo novela e jogos de bola, enquanto o mundo é consumido
por chamas.
Concluindo
o chamado para os homens
Este é um apelo para que homens e
mulheres percebam que é uma coisa grandiosa ser um homem criado à imagem de
Deus, e é igualmente grandioso ser uma mulher criada à imagem de Deus. Mas, uma
vez que o fardo da responsabilidade principal recai sobre os homens —
permita-me principalmente desafiá-los:
Homens, vocês possuem uma visão moral
para com sua família, um zelo pela casa do Senhor, um compromisso magnífico
pelo o avanço do reino, um sonho articulado pela missão da igreja e uma tenacidade compassiva de torná-lo real? Você não pode liderar uma mulher
temente a Deus sem isso. Ela é um ser grandioso.
Existem centenas de tais homens na igreja
nos dias de hoje. E muito mais são necessários. Quando o Senhor visita Sua
igreja e cria um poderoso exército de homens profundamente espirituais,
humildes, fortes, semelhantes a Cristo e comprometidos com a Palavra de Deus e
a missão da igreja, o vasto exército de mulheres se regozijará com a liderança
destes homens e entrará em uma alegre parceria. E isso será uma coisa
grandiosa.
_______________
*John Piper é um dos ministros e autores
cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas
publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu ministério
pastoral na Bethlehem Baptist Church,
em Minneapolis, MN, nos EUA desde 1980.
¹John Piper refere-se à Bethlehem Baptist
Church, Minneapolis, Minnesota (EUA), onde ele é pastor sênior.
Extraído
de: Homens Piedosos
Muito bom.
ResponderExcluirQue merda hein
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