TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA

Desenho digital por Krita, baseado na obra O Pensador, de Rodin.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. (1 Timóteo 4:16)

Recentemente, em MG, um colega pastor tirou (segundo informações preliminares da Polícia) a própria vida em um ato de desespero e sofrimento extremo. É pena constatar que esse não é um caso isolado, o que faz soar o alerta a todos quantos "pensam estar de pé" (1 Coríntios 10.12). Não há como não refletir sobre a caminhada e sobre como lidar com as adversidades e desafios inerentes ao ministério ordenado. Compartilho alguns apontamentos pessoais.

1. QUEM NOTARÁ QUANDO VOCÊ COMEÇAR A MUDAR?
É sabido que ninguém está isento de crises e dificuldades profundas. Os reformadores chamavam períodos assim de "a noite escura da alma". Considero de uma felicidade extrema a tradução que a Almeida 21 fez do verso 4, do Salmo 23: "Quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte (...)". Em consonância com João 16.33, a certeza que temos é que nesse mundo ninguém está imune às intempéries e sofrimentos. É sabido também que crises e dificuldades não nascem, pelo menos grosso modo, do dia para a noite. É um processo. E nesse processo, costumamos dar sinais. Alguns sinais são mais gritantes, escandalosos quase; outros são quase imperceptíveis, mas estão lá. A pergunta é: quem notará quando você começar a mudar (ou emitir sinais de crise, cansaço ou sofrimento)? Não é fácil para o pastor achar esse ombro amigo, capaz de perceber mudanças preocupantes em sua caminhada. Há quem esconda de sua esposa grandes preocupações e angústias, no afã de protegê-la, como líder e principal pastor da mesma. Já namorei essa ideia e afirmo: não é um sábio caminho. O cuidado com a esposa é bíblico e louvável, mas faço algumas objeções: Até onde vai o limite entre protegê-la e deixar que ela também cumpra seu papel primordial de auxiliadora para o qual Deus a criou? Talvez seja tempo de deixarmos nossas esposas serem usadas por Deus como instrumentos em nossas vidas. É tempo de relembrarmos o significado e o peso do termo "auxiliadora idônea" (ou seja, correspondente);

2. PASTOREAR NÃO É ESTAR ACESSÍVEL O TEMPO TODO.
Nesses pouquíssimos anos de caminhada ministerial, tenho aprendido a dura lição de que as ovelhas não são minhas, elas pertencem ao Supremo Pastor, Cristo Jesus. Por essa razão, há inúmeras situações que fogem à minha alçada; há inúmeras respostas que não posso dar, não por falta de empenho e dedicação nos estudos e aperfeiçoamentos, mas porque sou também limitado, falho e absolutamente dependente de Deus. Parece bobagem, mas um grande desafio para a maioria dos pastores é aprender a desligar o celular nos momentos de devoção particular e familiar; nas folgas pastorais dar-se o direito ao "dolce far niente" ou tomar as refeições com a família sem ser importunado pelos bips, cliques, toques polifônicos, campainhas e afins. A igreja precisa ser ensinada que há tempo para tudo. Como jovem, tenho naturalmente investido significativo tempo a essa parcela da igreja, embora não me restrinja a ela. Posso fugir aos manuais ou até mesmo aparentemente me contradizer aqui, mas faz parte de meu ministério trazer esse pessoal para minha casa e faço com o maior prazer. Na mesa em que escrevo esse texto, costumo receber semanalmente de 12 a 20, por vezes, até 30 jovens com seus 20 e poucos anos. Aqui nessa mesa choramos juntos, estudamos a Bíblia juntos, jogamos jogos de tabuleiro, comemos cuscuz e tomamos café passado na hora. Todavia, esses mesmos jovens que "invadem" minha casa, se esparramam no meu sofá e participam da íntima comunhão de minha mesa, sabem que assim como eles, também tenho necessidades de solitude e principalmente de tempo gasto com minha família. É um alívio poder ensiná-los e desfrutar de um relacionamento sadio que aponta para Cristo e não para uma liderança personalista e dominadora (cf. 1 Pedro 5.3), pura graça de Deus;

3. PASTOREAR IMPLICA FRUSTRAR EXPECTATIVAS E ABORRECER IDEIAS
A sabedoria de Deus é maravilhosa e espantosa (Salmos 139.6)! O caráter atemporal das Escrituras Sagradas se faz notar em todo o cânon – de Gênesis a Apocalipse, vemos uma Palavra antiga destinada ao homem de todas as épocas, gerações e culturas. Provérbios 27.6 penetra num dos meandros mais difíceis a qualquer mortal debaixo dos céus, a saber, a confrontação amorosa. O texto diz: “Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos”. Quanta energia e quanta angústia em ser desafiado pelo dilema eterno dizer a verdade e desagradar profundamente ou calar-se, ou muitas vezes, até mesmo adular para manter uma [falsa e maldita] e paz! Não tenho o menor pudor em dizer que sofro com isso. Como me é, muitas vezes, custoso, ser desagradável (ato de desagradar a alguém) e firme em expor o erro e chamar à correção. Oro a Deus para que a fidelidade a Ele seja sempre minha vara de medir, na certeza de que Ele é meu porto seguro para onde retorno sempre que me meto a besta querendo navegar em águas que não me competem. Faz parte do ministério aborrecer ideias, tocar e produzir feridas necessárias para o despertamento ou retorno ao Evangelho. Quem não deseja sofrer as consequências disso, carece de ser chamado ao genuíno Evangelho. Humanamente, somos esmagados com uma Palavra que SEMPRE exaltará a Deus e humilhará o homem, e quando você se torna portador dessa mensagem – seja você ministro ordenado ou não, automaticamente trará inimizades e incompreensão. Solidão e perseguição. Porém, que consolo é saber quão felizes somos quando enfrentamos tais situações (Mateus 5.10-12). Que paradoxo maravilhoso!

Meu coração, aprenda. E ensine. E aprenda mais uma vez.

Em Cristo, Descanso para nossas almas.


Comentários

Postagens mais visitadas