A REALIDADE BÍBLICA SOBRE O INFERNO | por Gaspar de Souza
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Dante e Virgílio na barca de Caronte, em "Inferno" (A Divina Comédia), de Dante Alighieri. Ilustração de Gustavo Doré. |
Marcos
9.43b,44,45b,46,47b,48
Por
Gaspar de Souza*
Introdução
O
debate sobre o inferno tem sido reacendido. Por diversas vezes, pregadores
conhecidos e desconhecidos têm procurado dar suas visões acerca do inferno.
Mais recentemente, um famoso preletor para jovens negou que o inferno seja real
e/ou eterno. Alguns de seus livros têm sido traduzidos para nossa língua, bem
como a sua série Nooma. Estou falando
do Rob Bell, que recentemente causou estranheza no mundo cristão ao afirmar: um
Deus amoroso jamais sentenciaria almas humanas para o sofrimento eterno. Será? [N.B.]
Parece
que tem sido moda (ou ressurgimento de antigas heresias) negar a existência e
eternidade do inferno. Tudo em nome de anunciar uma mensagem que transija com o
“bem-estar” e, principalmente, com a filosofia pluralista e a pseudotolerância
de nosso século. A fim de transmitir a imagem de “pastores e pregadores”
contemporâneos, tolerantes e “bona fide”,
esses tais reformulam o amor de Deus, ensinando que “um Deus de amor não
lançará ninguém no inferno”. Será contraditório um Deus de Amor condenar homens
ao inferno? Se Deus realmente é amor, então como ele pode mandar alguém para o
inferno?
No
texto que lemos encontramos a seriedade com que Jesus alertou sobre esse
terrível lugar. Jesus não disse que era um estado espírito, como querem alguns
“pregadores modernos e adocicados”. Na verdade, nesta exposição temática,
veremos o que a Escritura ensina sobre esse lugar terrível e algumas objeções
levantadas por aqueles que negam o caráter eterno da punição. Rogamos a Deus
que nos conceda cuidado, compaixão e, sobretudo, fidelidade ao pisar nesse
terreno.
OPÇÕES OFERECIDAS PARA O DESTINO FINAL – SÃO
BÍBLICAS?
Não
parece ser uma boa opção alguém passar a eternidade em sofrimento. É isto que
se deduz da palavra “inferno” e das expressões usadas por Jesus: tormento e
sofrimento. No entanto, têm-se oferecido outras opções sobre o destino eterno
dos homens. Quero avaliá-las nesse momento, pois elas respondem à pergunta: o
que acontece conosco quando morremos? A seguir nos voltaremos para o texto
bíblico em exame. São elas:
I. Reencarnação – tem sido a visão mais popular. Os que ensinam essa concepção nos dizem que temos múltiplas e sucessivas vidas. No túmulo de Alan Kardec tem o seguinte lema: “Nascer, morrer, renascer e progredir sempre; está é a lei”. A Escritura não ensina reencarnação. Antes, ela diz: “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hb 9. 27).
II. Materialista/Naturalista – este grupo, embora menor, tem forte expressão. Eles nos dizem que não temos alma, que somos apenas corpo e que, ao morrer, deixamos de existir. Tomando as Escrituras como autoritativa, encontramos o Senhor Jesus dizendo: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28).
III. Universalistas – alguns contemporâneos têm adotado essa visão. Entre eles o próprio Rob Bell. É também a teoria exposta no livro A Cabana (William P. Young, Ed. Sextante, 2008). Eles ensinam que no final todos que estão no inferno serão salvos e o inferno esvaziado. Por pensarem que todas as religiões conduzem a Deus, entendem então que todas as pessoas serão salvas. Porém, não é isso que Jesus Cristo ensinou. Na verdade, a própria morte de Jesus é sinal de que apenas alguns serão salvos (Cf. Mt 20.28; Mc 10.45). Também disse Isaías ecoado em Paulo: “Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo” (Rm 9.27).
IV. Purgatório – esta é a doutrina esposada pelo Catolicismo Romano. De fato, a não ser no Livro Apócrifo de 2 Macabeus 12.46, as Escrituras não reconhecem tal doutrina. O que ela ensina? Ouçamos o que diz o Catecismo Católico: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após a sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do céu” (C.C, 1030 – 1032).
V. Aniquilacionismo – é a crença de que os incrédulos não irão sofrer eternamente no inferno, mas que, após algum tempo, serão extintos e deixarão de existir. Embora homens de Deus como John Stott tenham crido nesta doutrina, à luz das Escrituras e da História da Igreja como registrada nas Confissões, a posição cristã tem sido de que os ímpios sofrerão eternamente no inferno. Ouça o que diz a Escritura: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. ” (Ap 20.10; Cf. 14. 9 -11; 19.20).
O ENSINO BÍBLICO SOBRE O INFERNO
Por
três vezes no texto, Jesus adverte aos discípulos: “melhor é para ti entrares
na vida-reino de Deus – aleijado, coxo e cego – do que ires para o inferno” (v.
43, 45, 47). A cada advertência Jesus também acrescenta algo sobre o inferno:
“para o fogo que nunca se apaga [ARA- inextinguível] (2x) ” seguida de outro
qualificativo: “onde o seu bicho não morre”.
Que
descrição terrível vindo da doce voz do Senhor!
Precisamos
lembrar que os discípulos não se impressionaram com a descrição. Por quê?
Embora fosse uma nova revelação no ministério de Jesus, a descrição já era
conhecida pelos discípulos na leitura dos Profetas: “e sairão [os eleitos], e
verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme
nunca morrerá, nem o seu fogo nunca se apagará; e serão um horror a toda a
carne” (Is 66. 24). Diante das palavras de Jesus e, agora, considerando o todo
da revelação bíblica, vejamos qual é o ensino bíblico sobre esse lugar.
Primeiro,
o inferno é um lugar real – Jesus diz
que as pessoas “vão para o inferno”. O verbo (eiseltein) usado implica em “deslocar-se” ou “separar-se”. No nosso
texto usa-se com a preposição (eis) e o substantivo ten geennan. Essa construção gramatical dá a noção espacial. Desse
modo, o que Jesus quer dizer é que alguém é “separado para dentro da Geena”.
Mas, o que era a Geena?
A
palavra traduzida por “inferno” (geena)
era uma referência a um lugar chamado de “Vale de Hinom” (Cf. Js 15. 8; 16.18; 2 Rs 23.10; 2 Cr 33.6). Ficava ao
sul de Jerusalém e lá, os antigos judeus apóstatas, sacrificaram seus filhos ao
deus pagão Moloque (Cf. 2 Cr 16.3; 21.6; Jr 7. 31; 19.5,6; 32.35). Foi o Rei
Josias quem pôs fim a essa prática e transformou o lugar num lixão da cidade.
Ali eram jogadas as carcaças de animais que eram queimadas dia e noite. Havia
um fogo por baixo do monturo e, por não faltar carniças, nunca deixava de haver
vermes.
Veio a
ser, portanto, o designativo do lugar de juízo de Deus e se passaria a chamar “Vale
da Matança” (Cf. Jr 7.32; 19.6,7). Ao dizer, então, que os ímpios “vão para a
Geena [inferno]” têm-se uma ideia acerca do horrível lugar. Decerto que não
havia outra figura para demonstrar quão terrível e miserável é o inferno. Não
havia descrição mais chocante para descrever sofrimento e tormento. Então,
afirmamos à luz das Escrituras, o inferno é um lugar real.
Segundo,
é um lugar de consciência – ora, ao
dizer que “é melhor isso do que aquilo”, Jesus Cristo revela que aqueles que
vão para o inferno estão conscientes de suas escolhas. Poderiam ter escolhido
“ficar sem uma mão, um pé ou um olho” e entrar no reino de Deus, mas preferiram
perder a sua vida. Semelhante imagem apresenta no v. 42 – “melhor lhe fora que
lhe pusessem ao pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado no mar” – em
que aquele que fosse motivo de tropeço para um crente mais pequenino estava ciente
do tropeço causado. Também o causador de tropeço estava consciente de sua pedra
no pescoço e do lugar onde estava se lançando. De igual modo, aqueles que vão
para o inferno saberão onde estão e por que estão ali.
Terceiro,
é um lugar de permanente sofrimento –
quando Jesus diz que “o fogo nunca se apaga e o verme não morre”, aponta para
uma realidade permanente. O que mantém o fogo aceso é a existência de material
para combustão. No inferno não faltará material para combustão. Claro que, ao
usar a referência de “fogo” pode-se muito mais falar do sofrimento sob o juízo
divino do que sob “chamas literais”, de acordo com alguns comentaristas. Diz
Anthony Hoekema: “O objetivo das figuras, porém, é que o tormento e angústia
internos, simbolizados pelo verme, nunca terão fim e os sofrimentos exteriores
simbolizados pelo fogo nunca cessarão. Se as figuras utilizadas nesta passagem
não significam sofrimento sem fim, então elas não significarão coisa alguma”.
Por
diversas vezes, Jesus usa figuras semelhantes para falar do sofrimento eterno.
Por exemplo, Jesus disse que é um lugar descrito como uma “fornalha de fogo”
onde “haverá choro e ranger de dentes” (Mt 13.50); Jesus disse que os justos
irão para vida eterna, mas os ímpios para “o tormento eterno” (Mt 25.46). Ora,
não faria sentido pensar que os justos estarão junto a Deus por toda eternidade
e, no mesmo texto, Jesus pensar que o tormento é temporário. O inferno também é
chamado de “trevas” (Mt 25.30; 22.13). Em outra designação é que os que são
destinados ao inferno “ira e indignação [...] tribulação e angústia” (Rm 2.
6-9). De acordo com João, os ímpios serão “atormentados de dia e de noite pelos
séculos dos séculos” (Ap 20.10). De acordo com Apocalipse 19.20, a Besta e o
Falso Profeta foram lançados vivos no “lago de fogo e enxofre”. Porém, depois
de Mil Anos eles ainda estavam lá, onde receberão a companhia do diabo (Cf. Ap
20.10).
Quarto, o inferno é o lugar da Ira de Deus –
quando Jesus diz “fogo que nunca se apaga”, isso nos fala não apenas do
sofrimento, mas também da ira de Deus. Em mais de 600 lugares, a Bíblia fala
sobre a ira de Deus. No caso específico do inferno, o fogo não é purificador,
mas o “fogo da ira de Deus”. Alguns há que costumam colocar os atributos de
Deus uns contra os outros, como se, porventura, algum atributo de Deus
prevalecesse sobre os demais. Porém, a justiça de Deus, bem como seu amor e
soberania, exige a existência do inferno. Porque Deus é justo, ele não pode
contemplar os pecados (Hb 1.13). Porque Deus é amor e amou ao mundo, aqueles
que rejeitam esse grande amor rejeitam tão grande salvação (Hb 2.3). Porque Deus é soberano, o mal precisa ser
derrotado. Deus vencerá no final (Ap 20). O inferno, portanto, é o efeito da
Ira de Deus. Conclui-se daí que o inferno não é governado por Satanás, mas Deus
Reina também no inferno. Como disse William Hendriksen: “o inferno é inferno
porque Deus está lá, Deus em toda a sua ira (Hb 12.29; Ap 6.16). O céu é céu
porque Deus está lá, Deus em todo o seu amor. É desta presença de amor que o
ímpio é banido para sempre. ”
Quinto, Jesus ensina que é possível livrar-se de ir
para o inferno – ao dizer “melhor é isso do que aquilo”, Jesus apresenta
uma maneira de ser lançado no inferno. Diante do contexto maior (8.34ss), fica
claro que os “seguidores de Jesus Cristo”, porque renunciaram aos seus pecados,
negaram-se a si mesmo, tomaram a sua cruz e, até mesmo, perderam a sua vida
“por amor de mim [Jesus Cristo] e do Evangelho” (Cf. 8.35). Assim, ao fazer a
comparação entre o que é “melhor”, estamos diante do teste do Senhor para saber
quem é seu discípulo ou não. Aqueles que não renunciam seus pecados aqui terão
de sofrer com eles longe da Glória de Deus, em eterno sofrimento. Jesus
apresentou o preço a se evitar.
Outra
coisa, por duas vezes Jesus diz “entrares na vida” (v. 43, 45) e uma vez diz
“entrares o reino de Deus”. Ficamos sabendo pelo interlocutor João que ninguém
pode ver o reino de Deus se não nascer de novo (Jo 3.7). Por “novo nascimento”
o cristianismo ensina ser “a alegria sincera em Deus, por Cristo (1), e o forte desejo de viver conforme
a vontade de Deus em todas as boas obras (2).
(Is 57:15; Rm 5:1,2; Rm 14:17. (2) Rm 6:10,11; Gl 2:19,20) ” (Catecismo de
Heidelberg, p. 90).
O
próprio Jesus reconheceu que o inferno não foi preparado primeiramente para o
homem, mas para o “Diabo e seus Anjos” (Mt 25.41). E para livrar o homem de ir
para o inferno, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna” (Jo 3.16). Porém, porque o homem permanece indiferente a Jesus Cristo,
ou seja, não crê no Filho, então “não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele
permanece” (Jo 3.36).
E,
ENTÃO?
Existem
temas nas Escrituras que são dolorosos. Falar sobre o inferno é um desses
temas. Porém, a doutrina sobre o inferno é parte da Teologia Bíblica, e como
prova disso, o Senhor Jesus e seus apóstolos a ensinaram repetidamente. Como disse o Bispo John Ryle:
“não há misericórdia alguma em ocultar dos homens o assunto a respeito do inferno. Por mais temível e tremendo que seja o inferno, ele deve ser uma realidade fortemente inculcada sobre todos, como uma das grandiosas verdades do cristianismo. O apóstolo João, no livro de Apocalipse, com frequência o descreveu. Os servos de Deus, hoje, não devem sentir-se envergonhados de confessar a sua crença nesse assunto. Se não houvesse ilimitada misericórdia em Cristo, para todos aqueles que nele creem, bem poderíamos nos esquivar desse temível tópico” (1994, p. 119).
Não
pensem que é fácil falar sobre os milhões que passarão a eternidade no lago de
fogo. Alguns amigos até acham minha posição meio dantesca e, por isso,
medieval. No entanto, minha tarefa como ministro do Evangelho é falar a
verdade, seguir os passos do Mestre, mesmo que, ao expor essa doutrina, alguns
se sintam incomodados com ela. Muitos estão a passos largos no caminho do
inferno, caminhando sobre um grande abismo que não se abre para engolir alguns
dos tais, tal como engoliu vivo a Datã, Coré e Abirão (Nm 16. 30-33) por causa
das muitas misericórdias de Deus, desse mesmo Deus que eles provocam a sua ira.
Muitos
ainda amam os seus pecados e, de forma enganosa, acreditam que podem desfrutar
da eternidade com Deus sem seus pecados serem perdoados. Qual não será a
surpresa de muitos ao perceberem que estão debaixo da Ira de Deus, simplesmente
porque relutam em amar a Deus. Não é amor aos amigos e inimigos se não se
anunciar o perigo que estão correndo. Talvez seja preciso que alguns precisem
sentir o fogo do abismo queimando sob seus pés.
Dirijo-me
àqueles que ainda não despertaram para conversão e para o perigo que estão
correndo. O
inferno é para todos que não estão em Cristo. Hão de suportar o peso da ira de
Deus. Foi João quem disse que Deus mesmo pelejará contra os que não se
converteram ou que pensam que são convertidos. O Senhor Disse: “Eu sozinho
pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; e os pisei na minha ira, e os
esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda
a minha vestidura” (Is 63.3). Outra vez João, o Discípulo do Amor, viu a cena
terrível: “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e
ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do
furor e da ira do Deus Todo-Poderoso” (Ap 19.15).
Não há
nada entre eles e o inferno a não ser a misericórdia de Deus. Mas lembrem-se:
Ele está irado e quem pode lhe impedir de agir contra os seus pecados? Alguns
supõem equivocadamente que está tudo bem com eles porque têm saúde, prosperidade,
alegria, vão à igreja e desfrutam das bênçãos comuns de Deus. Mas isso não é
garantia de que serão livres do inferno. A única garantia encontra-se no
Cordeiro de Deus, que sofreu a Ira de Deus pelos homens. Se isso não é amor de
Deus, em entregar o seu Filho por pecadores, não sabemos, então, o que é amor.
E estou
a par de que essa mensagem não é popular. Sei também que alguns encontrarão
pessoas que procurarão lhes dissuadir da realidade do inferno. Mas, “por que a
cruz e todo sofrimento [de Jesus ], a não ser que haja o inferno? A morte de
Cristo perde o seu significado eterno a não ser que haja uma separação de Deus
da qual as pessoas precisam ser salvas” 6.
Não pense, também, que o inferno é apenas uma ameaça, e não uma
realidade. Se assim o fosse, Deus seria mentiroso. Deus não usa mentiras para
atrair aos homens.
Como
disse, essa não é uma mensagem popular. Mas ela é verdadeira porque a Bíblia é
verdadeira, porque Jesus Cristo é verdadeiro e não pode mentir. Seja Deus
verdadeiro e os homens mentirosos (Rm 3.3). Meus amigos, a visão que temos de
nossos pecados não é um mínimo daquilo que Deus vê em nós. Certa vez, o
pregador Jonathan Edwards, amparado numa visão estritamente bíblica, nos deu um
quadro dos pecados dos homens:
"Vossas iniquidades vos fazem pesados como chumbo, pendentes para baixo, pressionados em direção ao inferno pelo próprio peso, e se Deus permitisse que caíssem vocês afundariam imediatamente, desceriam com a maior rapidez, e mergulhariam nesse abismo sem fundo. Vossa saúde, vossos cuidados e prudência, vossos melhores planos, toda a vossa retidão, de nada valeriam para sustentar-vos e conservar-vos fora do inferno. Seria como tentar segurar uma avalancha de pedras com uma teia de aranha. Se não fosse a misericórdia de Deus, a terra não suportaria vocês por um só momento, pois são uma carga para ela. A natureza geme por causa de vocês. A criação foi obrigada a se sujeitar à escravidão, involuntariamente, por causa da vossa corrupção. Não é com prazer que o sol brilha sobre vocês, para que sua luz vos alumie para pecarem e servirem a satanás. A terra não produz de bom grado os seus frutos para satisfazer vossa luxuria. Nem está disposta a servir de palco à exibição de vossas iniquidades. Não é voluntariamente que o ar alimenta vossos corpos, mantendo viva a chama dos vossos corpos, enquanto vocês gastam a vida servindo os inimigos de Deus. As coisas criadas por Deus são boas e foram feitas para o homem, por meio delas, servisse ao Senhor. Não é com prazer que prestam serviço a outros propósitos, e gemem quando são ultrajadas ao servirem objetivos tão contrários à sua finalidade e natureza. E a própria terra vomitaria vocês se não fosse a mão soberana d’Aquele a quem vocês tanto tem ofendido. Eis aí as nuvens negras da ira de Deus pairando agora sobre vossas cabeças carregadas por uma tempestade ameaçadora, cheia de trovões. Não fosse a mão restringidora do Senhor, elas arrebentariam imediatamente sobre vocês. A misericórdia soberana de Deus, por enquanto, refreia esse vento impetuoso, do contrário ele sobreviria com fúria, vossa destruição ocorreria repentinamente, e vocês seriam como palha dispersada pelo vento".
Portanto,
Deus está exortando-lhes, em nome de Cristo, por essa palavra rogando-lhes que
se reconciliem com Deus (2Co 5.11-20). Não há muitas opções. É estar em Cristo
ou longe dele. É céu ou inferno. Não brinque de cristão, não brinque de crente,
não brinque de religiosos ou mesmo ateu. O Senhor Jesus é o seu Deus e
Salvador? De fato, você já o recebeu e, portanto, pode ser contado entre os
Eleitos do Senhor? O machado já está posto à raiz e “toda a árvore que não dá
bom fruto corta-se e lança-se no fogo” (Mt 7.19), disse o Senhor Jesus. Onde
estão os frutos? O Senhor ainda disse: “Se alguém não estiver em mim, será
lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem” (Jo
15. 6). Se isso não for uma realidade em sua vida, então a Ira de Deus
permanece sobre você e você será lançado no inferno, no lugar que foi criado
para o diabo e seus anjos. Rejeitando a presença de Deus, você estará em
companhia do diabo e seus anjos. Fuja para os braços misericordiosos do Senhor
Jesus enquanto é tempo!
_________________
Artigo
originalmente publicado em 15/08/2011, no site Teologia Brasileira, Revista teológica da
Editora Vida Nova, publicada na internet. Disponível aqui.
*Gaspar de Souza é professor de Teologia Exegética e Apologética no Seminário Presbiteriano do Norte. Professor Visitante no Seminário Martin Bucer (São José dos Campos, SP) e na Escola Teológica Charles Spurgeon (Fortaleza, CE). Mestrando em Teologia Filosófica com Especialização em Exegese Bíblica. Pastor Efetivo da Igreja Presbiteriana dos Guararapes, Jaboatão dos Guararapes, PE.
Nota do Blog [N.B.]: O autor refere-se, por exemplo, ao livro Love Wins: A Book About Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived – Ed. HarperOne [O Amor Vence - Um Livro Sobre o Céu, o Inferno e o Destino de Todas As Pessoas que já Passaram pela Terra – Editora Sextante/Gmt], lançado em março de 2011 e traduzido e publicado no Brasil no mesmo ano. Nooma é uma série de pregações curtas, em vídeos, onde Rob Bell trata de temas variados. O nome da série vem do som da palavra grega Pneuma (vento/Espírito, espírito) pronunciada em Inglês. O livro e a série são notadamente influenciados pelo Universalismo e outras heresias e ensinamentos estranhos à Palavra de Deus. Aqui, no blog Mathetes, você pode ler um pouco mais a respeito de Rob Bell no texto Poupando Lobos, Sacrificando Ovelhas?
Nota do Blog [N.B.]: O autor refere-se, por exemplo, ao livro Love Wins: A Book About Heaven, Hell, and the Fate of Every Person Who Ever Lived – Ed. HarperOne [O Amor Vence - Um Livro Sobre o Céu, o Inferno e o Destino de Todas As Pessoas que já Passaram pela Terra – Editora Sextante/Gmt], lançado em março de 2011 e traduzido e publicado no Brasil no mesmo ano. Nooma é uma série de pregações curtas, em vídeos, onde Rob Bell trata de temas variados. O nome da série vem do som da palavra grega Pneuma (vento/Espírito, espírito) pronunciada em Inglês. O livro e a série são notadamente influenciados pelo Universalismo e outras heresias e ensinamentos estranhos à Palavra de Deus. Aqui, no blog Mathetes, você pode ler um pouco mais a respeito de Rob Bell no texto Poupando Lobos, Sacrificando Ovelhas?
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