A ENCARNAÇÃO DE CRISTO | por Joel Beeke
por Joel Beeke
Enquanto pronunciava a Sua maldição sobre
Adão e Eva, por causa do seu pecado, Deus prometeu prover para eles um
Salvador, nascido dentre os seus próprios descendentes, e que iria sofrer nas
mãos do inimigo das suas almas, mas que no final, iria esmagar este inimigo
debaixo dos seus pés e libertar o seu povo do poder dele (Gênesis 3:15). Este Salvador precisa ser “a semente da mulher”,
possuindo uma verdadeira natureza humana. Apenas como um homem, dentre os seres
humanos, Ele poderia se levantar como o nosso campeão e confrontar o Diabo,
para destruir a ele e a todas as suas obras (1 João 3:8).
Conforme o tempo passou, muitas promessas
foram adicionadas a esta primeira. O Salvador precisa ser “a semente de
Abraão”, no qual todas as nações seriam abençoadas (Gênesis 22:18). Ele precisa vir de Jacó, como uma estrela que
aparece no céu da noite, para governar entre as nações, e levantar-se de
Israel, como um cetro nas mãos de Deus (Números
24:17). Ele precisa ser erguido dentre os Seus irmãos Israelitas como um
profeta, a exemplo de Moisés (Deuteronômio
18:15-19). Ele precisa ser um “sacerdote para sempre, segundo a ordem de
Melquisedeque” (Salmos 110:4). Ele
precisa ser descendente de Davi, e sentar no seu trono para reinar como Rei: “O
SENHOR jurou a Davi com firme juramento e dele não se apartará: Um rebento da
tua carne farei subir para o teu trono” (Salmos
132:11).
Estas promessas afirmaram que o Salvador do
povo de Deus precisa ser um homem verdadeiro, pertencente a uma nação, tribo e
família específicas. Outras promessas indicaram que este verdadeiro Filho do
homem também seria o Filho de Deus: “Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me
disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei” (Salmos 2:7); e “Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e
a rocha da minha salvação. Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado
entre os reis da terra” (Salmos 89:26-27).
Paulo anuncia o tempo em que as duas
vertentes de promessas encontraram um cumprimento comum, no advento de Cristo
como o Deus-homem: “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho,
nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas
4:4).
João introduziu o Filho de Deus como “o
Verbo”, existindo desde toda a eternidade e preexistindo antes da criação,
sendo “com Deus”, como uma Pessoa distinta da Trindade, e sendo Ele
propriamente Deus (João 1:1-2). Ele
então fala simplesmente, “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). Os teólogos, portanto,
falam da encarnação do eterno Filho de Deus. João acrescenta, “cheio de graça e
de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. João sabia
que cada Cristão é um filho de Deus por adoção, em nome de Jesus (João 1:12), mas que apenas Cristo é o
eterno e natural Filho de Deus.
Levou muitos séculos parra a igreja
compreender todas as implicações da encarnação. No final, teólogos ortodoxos
concluíram que nós devemos afirmar igualmente que Cristo é Deus e que Cristo é
homem. Diminuir uma natureza, ou a outra, significa um erro fatal. Estas duas
naturezas existem em uma Pessoa: “O qual, embora seja Deus e homem, não é dois,
mas um só Cristo” (Credo de Atanásio,
artigo 34).
Como Deus, Cristo é mais poderoso do que
todas as criaturas; Ele contou com o poder da Sua Divindade para suportar o
peso da ira de Deus. Como homem, Ele é como um daqueles pelos quais Ele
concedeu a Sua vida, “em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos…
foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 2:17; 4:15). Na mesma natureza humana que pecou, Cristo fez compensação
pelo pecado. Portanto, é necessário que Cristo seja tanto Deus quanto homem. Quando
Cristo assumiu a nossa natureza, a partir da carne e sangue da Virgem Maria,
Ele conferiu grande honra a ela. Na ascensão de Cristo, aquela mesma natureza
humana foi levada aos céus, como uma garantia certa de que Ele irá, a tempo
devido, tomar todas as Suas crianças para Si mesmo.
_______________
Fonte: Os Puritanos.
Vigésimo sexto
artigo da série "Grandes Doutrinas da Fé Cristã Reformada".* The
Reformation Heritage KJV Study Bible, Joel R. Beeke (editor geral),
Reformation Heritage Books (RHB), Grand Rapids, Michigan, 2014, “List of
In-Text Articles”. http://kjvstudybible.org
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