O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM | J.C. Ryle

Leia Lucas 2.1-7

The Birth of Jesus | Por Richard J. Cook

Nesta passagem, temos a história de um nascimento, o nascimento do Filho encarnado de Deus, do Senhor Jesus Cristo. O nascimento de cada criança é um evento maravilhoso; traz à existência uma alma que jamais morrerá. Mas, desde que há mundo, jamais houve um nascimento tão maravilhoso quanto o de Jesus. Foi em si mesmo um milagre: Deus “foi manifestado na carne” (1 Timóteo 3.16). São indizíveis as bênçãos que Ele trouxe ao mundo: abriu aos homens a porta para a vida eterna.

Ao lermos estes versículos, notemos inicialmente a época em que Jesus nasceu. Foi quando César Augusto, o primeiro imperador romano, publicou um decreto “convocando toda a população do império para recensear-se”. Neste simples fato, sobressai a sabedoria de Deus. O cetro estava praticamente apartando-se de Judá (Gênesis 49.10). Os judeus estavam sob o domínio de um poder estrangeiro. Estes estavam começando a reinar sobre eles. Já não tinham um governo próprio, independente. A “plenitude do tempo” chegara, para que o Messias aparecesse. César Augusto faz o recenseamento no império, e, subitamente, nasce Jesus.

A época era propícia para a introdução do evangelho. Todo o mundo civilizado estava sendo governado por um mesmo rei (Daniel 2.40). Nada impediria que o pregador de uma nova fé fosse de cidade em cidade e de país e país. Os príncipes e sacerdotes do mundo gentio haviam sido pesados na balança e achados em falta. Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma – todos tinham provado que o mundo não conheceu a Deus pela sua própria sabedoria (1 Coríntios 1.21). Os seus grandes generais e poetas, historiadores, arquitetos e filósofos, os reinos do mundo, estavam perdidos em negra idolatria. Era mesmo o tempo certo de Deus intervir desde os céus e enviar um Salvador eficaz. Tratava-se do tempo certo para Jesus nascer (Romanos 5.6).

Firmemos sempre a nossa alma no fato confortador de que o tempo está nas mãos de Deus (Salmos 31.15). Ele sabe qual a melhor ocasião para enviar socorro à sua igreja e nova orientação ao mundo. Tomemos cuidado, a fim de não darmos lugar à ansiedade por causa do que acontece à nossa volta, como se nós soubéssemos melhor do que o Rei dos reis qual é a melhor época para enviar alívio. “Filipe, deixa de tentar governar o mundo”, era o que Lutero dizia frequentemente a um amigo tomado pela ansiedade; este era um conselho sábio.
_____________
Fonte: J. C. Ryle, in Meditações no Evangelho de Lucas, p. 29-30.
*J.C. Ryle (1816-1900) foi bispo da Igreja da Inglaterra, em Liverpool. Conhecido por sua erudição e piedade, Ryle era também um escritor prolífico, um pregador vigoroso e um ministro fiel.

Comentários

Postagens mais visitadas