O QUE É A PERSEVERANÇA DOS SANTOS?
por Richard P. Belcher*
1.
A doutrina da perseverança é uma conclusão lógica dos quatro pontos anteriores
do calvinismo.
Se o homem é totalmente depravado e não
pode fazer nada para ajudar a si mesmo no que diz respeito às coisas
espirituais; se Deus é absolutamente soberano na questão da eleição,
fundamentada tão-somente em sua própria vontade; se a morte de Cristo realizou-se
em favor dos eleitos, assegurando-lhes a salvação; e se Deus chama os eleitos
de maneira irresistível, conclui-se que Deus assegurará a salvação final destes
eleitos, ou seja, eles perseverarão até o fim.
Se os eleitos não perseverassem, a eleição
eterna de Deus falharia, e isto o calvinista não pode admitir. Se Deus decretou
a salvação dos eleitos, então, ela acontecerá, incluindo a salvação final dos
eleitos.
Se os eleitos não perseverassem, a morte de
Cristo seria uma falha, porque o seu desígnio era garantir a salvação dos
eleitos.
Se os eleitos não perseverassem, a graça de
Deus seria resistível pelos salvos (eles poderiam rejeitá-la de uma maneira
final, depois de estarem salvos), embora a graça fosse irresistível antes de
eles serem salvos.
2.
A doutrina da perseverança é definida nos seguintes termos:
A perseverança dos santos é a doutrina que
afirma que os eleitos continuarão no caminho da salvação (por serem eles o
objeto do eterno decreto da eleição e por serem eles o objeto da expiação realizada
por Cristo), visto que o mesmo poder de Deus que os salvou os preservará e os
santificará até o final.
3.
A doutrina da perseverança não descarta o afastar-se de Deus por parte do
crente.
Esta doutrina rejeita a possibilidade de
alguém professar ser crente e viver em um suposto estado de afastamento de Deus
por muitos anos, sem enfrentar a mão disciplinadora de Deus; mas esta doutrina
não descarta o afastar-se de Deus.
O afastamento de Deus pode ocorrer entre os
crentes; todavia, a doutrina da perseverança diz que o verdadeiro crente não
ficará permanentemente nesse estado. Se ele permanecer, tal crente deve colocar
um grande ponto de interrogação ao lado de sua profissão de fé.
4.
A doutrina da perseverança, de acordo com o calvinismo, não inclui a ideia do
“crente carnal”.
Um “crente carnal”, conforme muitos o
definem, é um crente que foi verdadeiramente salvo, mas está vivendo como um
perdido. O “crente carnal” fez uma confissão de fé e viveu por um tempo como
verdadeiro crente; agora, porém, ele se voltou para o mundo, e aqueles que o
cercam no mundo e os membros da igreja não sabem se ele é um verdadeiro crente
ou não. Somente Deus conhece o coração do “crente carnal”. Ele pode passar todo
o resto de sua vida nesta condição; mas, por causa de sua experiência de
salvação, ele estará com Cristo na eternidade. Ele é carnal, mas é um crente:
ou, ele é um crente, mas é carnal. O calvinismo diria: não há salvação onde não
há perseverança; e, onde há salvação, ali haverá perseverança.
5.
A doutrina da perseverança inclui a segurança do crente; mas a segurança é
somente um aspecto desta doutrina; a segurança pode deixar em seu rastro uma
maneira de pensar e um viver falsos.
O ensino dos batistas[1] de “uma vez salvo, salvo para sempre” é apenas um dos lados da
moeda e, sendo apenas um dos lados da moeda, tal doutrina pode ser perigosa.
A doutrina da perseverança dos crentes, de
conformidade com o calvinismo, tem dois lados — segurança e perseverança. Um
não pode existir sem o outro. A doutrina batista da eterna segurança (uma vez
salvo, salvo para sempre) tende a desprezar e negligenciar a necessidade de
perseverança como prova da verdadeira salvação. Deste modo, se ensinarmos a
segurança de salvação para um crente e não lhe ensinarmos a realidade da perseverança
como prova da salvação, poderemos produzir o mesmo resultado da doutrina do
“crente carnal” — pessoas que pensam ser salvas, mas não o são. A doutrina da
segurança eterna sem a outra metade da moeda torna-se uma permissão de pecar
para aqueles que apenas professam ter fé em Cristo, mas que nunca foram
verdadeiramente salvos. A doutrina calvinista da perseverança dos santos tanto
oferece conforto ao crente (ele está eternamente seguro) quanto proporciona
realidade à sua confissão de fé em Cristo (o crente compreende que a
perseverança na vida cristã é uma prova da salvação).
______________
Fonte: Ministério Fiel.
*Richard
P. Belcher tem 35 anos de ministério. Possui doutorado em
teologia, obtido no Seminário Teológico Concórdia, em Saint Louis e é autor de
vários livros na área de estudo das Escrituras.
[1] Nota do Blog: O autor refere-se aos
chamados Batistas do Sul, ou Southern
Baptist Convention, a principal convenção dessa denominação cuja principal
característica é a adoção do Calvinismo como sistema doutrinário. No Brasil, os
Batistas Regulares são a principal convenção Batista de linha reformada.
Comentários
Postar um comentário
As opiniões expressas nos comentários não refletem, necessariamente, posicionamentos e convicções do autor do blog. Reservo-me o direito de apagar comentários ofensivos à moral, bom senso e a civilidade.
***
Caso queira comentar, mas não possui conta no google (Gmail), selecione a opção "Nome/URL". URL é o endereço do seu site/blog, caso não tenha ou não queira mencionar, insira seu nome e deixe o campo URL em branco.