A DIREÇÃO DAS PALAVRAS

Por Paul Tripp



Há muitos versículos na Bíblia que me encorajam e enchem minha alma de esperança. Mas há outros que me deixam com medo. Provérbios 18:21 está no topo dessa segunda lista.
 A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto. ”

Eu gosto de como a bíblia “A Mensagem” parafraseia esse verso: “palavras matam, e palavras dão vida; elas são veneno ou alimento – você escolhe”. Esses versos me compelem a amordaçar minha boca com fita adesiva. Por quê?

Porque minhas palavras – e as suas também – nunca são neutras. A Bíblia diz que nossas palavras ou se movem na direção da vida, ou da morte. O que dizemos ou constrói ou destrói. Não há meio-termo.

Não sei você, mas eu sempre falo como se minhas palavras tivessem uma feliz neutralidade. É raro para mim pensar “será que o que estou prestes a dizer neste momento trará vida ou morte? ”

Mas a Bíblia diz que cada palavra que falamos se move em uma dessas duas direções. Como essa realidade espiritual deveria mudar o modo como vivemos?

Consigo pensar em quatro coisas:

1 – Pense mais: Jesus diz que prestaremos conta de cada palavra que falamos (Mateus 12:36). O mesmo Jesus falará perfeitamente em nosso nome no dia do julgamento, mas, mesmo assim, precisamos gastar tempo considerando a direção de nossas palavras antes que elas escapem de nossas línguas.

2 – Fale menos: Provérbios 10:19 diz “quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato”. Em outras palavras, quanto mais eu e você falamos, maior a probabilidade de termos produzido morte e lágrimas. Algumas vezes é melhor não dizer nada.

3 – Descanse em Deus: se você se parece pelo menos um pouco comigo, deve haver muitas palavras que você desejaria nunca ter dito. Mas o tempo de Deus é sempre perfeito. Ele escolhe revelar essas coisas para nós no momento certo, e ele perdoa cada palavra descuidada que um dia falamos e que ainda falaremos.

4 – Perdoe os outros: se vamos descansar em Deus no que diz respeito às nossas palavras, temos que dar aos outros a mesma graça que recebemos. Seja paciente e perdoador à medida que Deus ensina aos outros o que ensinou a você.

Que possamos tirar proveito da graça oferecida a nós e direcionar nossas palavras para o caminho da vida!

____________
*Original em PaulTripp.com

Comentários

Postagens mais visitadas