A EPÍSTOLA DE TIAGO: UM COMENTÁRIO DE LEVÍTICO 19
Por Frank Brito
“E sede cumpridores da palavra,
e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é
ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao
espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo
se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a Lei perfeita da
liberdade e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da
obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. (Tiago 1:22-25)
Como diferenciar a fé verdadeira de uma fé falsa e morta? A
objetivo da epístola de Tiago é responder essa pergunta. Ele começa a responder
já no primeiro capítulo da carta. A fé verdadeira é a do homem que “atenta bem para a Lei perfeita da liberdade e
nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra”. A
fé falsa é o contrário, é “sem
obras” e, portanto, “é morta” (Tg 2:26). Para deixar claro o que
isso significa, Tiago passa o resto da epístola comentando os mandamentos da
Lei contidos em Levítico 19.
A LEI PERFEITA DA LIBERDADE
“Abre tu os meus olhos, para
que veja as maravilhas da tua Lei… Assim observarei de continuo a tua Lei para
sempre e eternamente. E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos”.
(Salmos 119:18,44-45)
Para andar em liberdade é
preciso buscar os preceitos da Lei de Deus. O homem livre é aquele que teve
seus olhos abertos para contemplar as maravilhas da Lei e nisso persevera, não
sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, como diz Tiago. Isso já era
algo muito claro desde que Moisés revelou a Lei:
“Então falou Deus todas estas
palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da
casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:1-3)
Deus deu a Lei ao Seu povo
imediatamente depois de libertá-los da escravidão do Egito porque Ele queria
que Seu povo fosse livre e a Lei de Deus é a Lei perfeita da liberdade.
ACEPÇÃO DE PESSOAS
“Meus irmãos, não tenhais a
fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque,
se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje
esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido e atentardes para o
que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra;
e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés,
não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes
movidos de maus pensamentos? ” (Tiago 2:1-4)
Aqui Tiago falou contra o
pecado da acepção de pessoas. Fazer acepção de pessoas significa menosprezar as
pessoas com base na etnia, na situação econômica ou no status social. Tiago
reclamou especificamente daqueles que menosprezam os pobres na igreja. Sua
crítica se baseia em Levítico 19:
“Não farás injustiça no
juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com
justiça julgarás o teu próximo”. (Levítico 19:15)
Em seguida, Tiago mostra que
o mandamento de não fazer acepção de pessoas é uma extensão do mandamento de
amar o próximo:
“Todavia, se estais cumprindo
a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo,
fazeis bem. Mas se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo por isso condenados pela Lei como
transgressores“. (Tiago 2:8-9)
De que “escritura” Tiago está
falando? Isso é uma citação direta de Levítico 19, que logo depois de proibir a
acepção de pessoas, manda amar o próximo:
“Não odiarás a teu irmão no
teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti
pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do
teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. (Levítico
19:17-18)
OS MEXERIQUEIROS
“Todos tropeçamos em muitas
coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de
refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que
nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também os navios
que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme
se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. Assim também a língua é um
pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão
pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de
iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama
o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda
espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar,
se doma, e tem sido domada pelo gênero humano, mas a língua, nenhum homem a
pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela
bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de
Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se
faça assim”. (Tiago 3:2-10)
Aqui Tiago falou do problema
da língua. Isso também tem é um problema do qual Levítico 19 trata:
“Não amaldiçoarás ao surdo,
nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR”.
(Levítico 19:14)
“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu
povo”. (Levítico 19:16)
Assim como Tiago, Provérbios
também associa o mexeriqueiro com o fogo:
“Como o carvão para as
brasas, e a lenha para o fogo, assim é o mexeriqueiro para acender rixas”. (Provérbios
26:21)
No capítulo 4, Tiago repete o
mesmo:
“Irmãos, não faleis mal uns dos outros.
Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da Lei, e julga a Lei; e, se tu julgas a Lei, já não és
observador da Lei, mas juiz“. (Tiago 4:11)
A PAGA DO JORNALEIRO
“Eia, pois, agora vós, ricos,
chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas
riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso
ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra
vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. Eis
que o jornal dos
trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído,
clama; e os clamores dos que ceifaram
entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos“. (Tiago 5:1-4)
Aqui Tiago falou dos ricos que exploravam os
empregados, não lhes pagando o devido salário. Levítico diz:
“Não oprimirás o teu próximo,
nem o roubarás; a paga do jornaleiro não
ficará contigo até pela manhã”. (Levítico 19:13)
Tiago se refere aos clamores
dos que ceifaram entrando nos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Isso tem origem
em uma passagem de Êxodo que, como Levítico 19:13, também fala contra a
exploração:
“Ao estrangeiro não
maltratarás, nem o oprimirás; pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. A
nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o
seu clamor; e a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada;
vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos”. (Êxodo 22:21-24)
É exatamente isso que havia
acontecido na libertação do povo de Israel da exploração do Egito:
“Disse mais: Eu sou o Deus de
teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés
escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Então disse o Senhor: Com efeito
tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus
exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para o
livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra
boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu,
do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu”. (Êxodo 3:6-8)
NÃO DEIXARÁS DE REPREENDER O
TEU PRÓXIMO
“Irmãos, se algum dentre vós
se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer
converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e
cobrirá uma multidão de pecados”. (Tiago 5:19-20)
Aqui Tiago fala sobre a
necessidade de repreender nosso próximo quando ele tiver “desviado da verdade”.
Isso também tem origem em Levítico 19:
“Não odiarás a teu irmão no
teu coração; não
deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti
pecado por causa dele”. (Levítico 19:17).
__________
Publicado originalmente aqui |
Visita em 14 jul. 2018.
Comentários
Postar um comentário
As opiniões expressas nos comentários não refletem, necessariamente, posicionamentos e convicções do autor do blog. Reservo-me o direito de apagar comentários ofensivos à moral, bom senso e a civilidade.
***
Caso queira comentar, mas não possui conta no google (Gmail), selecione a opção "Nome/URL". URL é o endereço do seu site/blog, caso não tenha ou não queira mencionar, insira seu nome e deixe o campo URL em branco.